A Baixa

A Baixa

A Baixa é o bairro mais central e importante de Lisboa, onde encontra-se a maior parte do comércio e opções de entretenimento.

O bairro foi reconstruído depois do terremoto do século XVIII pelo Marquês de Pombal, com um estilo clássico e ruas geométricas, onde as fachadas costumam ser cobertas com os azulejos tão típicos de Lisboa. É o bairro mais comercial e durante o dia é muito animado. 

Nesse bairro estão as praças e ruas mais emblemáticas. Ele começa na Praça dos Restauradores que, através da Avenida da Liberdade, leva até a Praça do Marquês de Pombal, onde começa a Lisboa moderna. 

Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade é uma bela avenida de pouco mais de um quilômetro de comprimento. É a avenida mais majestosa de Lisboa, com edifícios do século XIX e calçadas cobertas com mosaicos que formam desenhos em branco e preto. Está cheia de cafeterias com terraços cobertos, monumentos e jardins. 

Praça dos Restauradores

Na Praça dos Restauradores, chamada assim em homenagem aos que em 1640 se rebelaram contra a dominação espanhola e em cujo centro está o obelisco que celebra o acontecimento, está o belo edifício do Hotel Éden, que funciona onde foi um antigo cinema.

Praça do Rossio

Ao lado da Praça do Restauradores está a Praça do Rossio, uma praça que já existia no século XIII e que atualmente é a mais animada da cidade e o ponto de encontro de lisboetas e visitantes. 

Praça da Figueira e Praça do Comércio

A um passo da Praça do Rossio está a Praça da Figueira, com edifícios clássicos e uma estátua equestre de João I, de onde sai a elegante Rua Augusta, de uso exclusivo para pedestres e que, através do Arco do Triunfo de estilo barroco, nos leva à Praça do Comércio, a mais espetacular de Lisboa. A Rua Augusta é ladeada por antigas ruas de grêmios, destacando-se a Rua do Ouro e a Rua da Prata.

A Praça do Comércio é a mais bonita de Lisboa e foi construída onde antes estava o palácio real.

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa pode ser visto tanto como um meio de transporte quanto uma atração turística da Baixa.