Praça Marquês de Pombal - O início da Lisboa moderna
Praça Marquês de Pombal

A Praça Marquês de Pombal dá início à nova Lisboa. O nome é em homenagem ao governador de Lisboa entre 1750 e 1777.

A Praça Marquês de Pombal compõe o centro da Lisboa moderna. Está situada ao lado do Parque Eduardo VII, ao final da Avenida da Liberdade. 

A Praça Marquês de Pombal

No centro da praça se ergue um monumento ao Marquês de Pombal, um dos personagens mais emblemáticos da história de Lisboa e de Portugal. No monumento podemos ver uma grande figura do marquês que foi governador de Lisboa entre 1750 e 1777, junto com um leão, o símbolo clássico do poder.

Os edifícios que rodeiam a praça são as sedes corporativas de importantes empresas, além dos principais bancos portugueses e grandes hotéis das cadeias mais importantes.

A Praça Marquês de Pombal é uma boa zona para se hospedar, já que compõe um espaço tranquilo e ao mesmo tempo animado, e que se encontra muito bem comunicada com o resto de Lisboa.

Como visita turística, o que mais vale a pena na hora de visitar os arredores da Praça Marquês de Pombal de Lisboa é percorrer a Avenida da Liberdade desde a Baixa. Se você tiver tempo, também pode dar uma volta pelo Parque Eduardo VII, o parque mais extenso de Lisboa e onde está a Estufa Fria, um importante jardim botânico. 

Transporte

Metrô: Marquês de Pombal, linhas amarela e azul.

Lugares próximos

Praça do Rossio (1.6 km) O Chiado e Bairro Alto (1.6 km) Elevador de Santa Justa (1.7 km) A Baixa (1.9 km) Castelo de São Jorge (1.9 km)